Após uma analise em grupo sobre o tema "Parametrização e Fabricação Digital" surgiu uma dúvida a respeito da utilização dos modelos digitais na arquitetura: as tecnologias emergentes vieram para substituir o trabalho do arquiteto ou para complementar?
Durante todo o debate me essa dúvida correu a mesa de discussões para que, enfim, pudéssemos chegar a conclusão de que a fabricação digital veio para facilitar e agilizar o processo de criação do arquiteto. Em parte, no atual cenário, aquele profissional que não possui domínio sobre os programas básicos de projeção não possui todos os requisitos que o mercado de trabalho, que acompanha o desenvolvimento tecnológico, exige. Entretanto, a parametrização, apesar de ampliar os horizontes dos arquitetos e permitir a troca de informação entre eles, não efetiva o projeto, ou seja, a criação em si dos projetos são responsabilidade do homem principalmente pela sensibilidade que o mesmo possui para entender os conflitos que ocorrem naquele espaço.
Portanto, reforçamos a ideia de que a arquitetura deve acompanhar e andar junto ao desenvolvimento das tecnologias digitais, em uma forma de flexibilizar e ampliar o trabalho dos profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário