quarta-feira, 25 de março de 2015

Arquitetura Paramétrica

"Como a parametrização e a fabricação digital podem mudar o processo de produção e vivência do espaço?"

O que chamamos hoje de Arquitetura Paramétrica é justamente a implantação de meios digitais mais atualizados e eficientes na produção arquitetônica. Uma vez que se disponibilizou mecanismos capazes de criar parâmetros, estes passaram a ser utilizados na geração de diferentes formas, o que tornou possível um trabalho mais flexível e fácil dos arquitetos, uma vez que as modificações nos projetos assim como a troca de informação entre diferentes profissionais tornaram-se menos complexas de serem realizadas. Finalmente, o arquiteto pode se arriscar nas formas, nos usos e na distribuição do espaço.



Entretanto, se generalizarmos, percebemos que a parametrização transformou o profissional em administrador, gerenciador de seus projetos, ou seja, com meios digitais tão eficientes, capazes de calcular, corrigir, interagir e desenhar, o papel do arquiteto no processo de produção deixou de ser o "grande criador" e passou a ser o de quem organiza o conjunto que será apresentado posteriormente.

Portanto, mesmo que ocorra sistematicamente uma queda na "qualidade" do processo produtivo do arquiteto, o desenvolvimento da arquitetura junto ao desenvolvimento tecnológico permitiu que os horizontes da área da construção se ampliassem e se diversificassem, favorecendo o trabalho da percepção e da ação dentro da arquitetura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário