segunda-feira, 27 de abril de 2015

O Objeto Interativo


A IDEIA

Estamos entrando na fase final do projeto de criação de um Objeto Interativo, que visa trabalhar a capacidade das pessoas de interagirem entre si e com o objeto usando especialmente a eletrônica.

Desde o início dos trabalhos, procurei usar projetar algo que pudesse ser utilizado por todos, independente de suas limitações, usando da criatividade de cada usuário para compor uma peça única. Assim, comecei a trabalhar em cima da composição de luzes, de modo que cada pessoa pudesse montar um cenário diferente dependendo da interação que este tivesse com o objeto.
Em meio as desconstruções e reconstruções, senti a necessidade de incluir uma maneira de uma ou mais pessoas conseguirem reagir com o objeto e umas com as outras.

Esboço do objeto interativo

Assim, o resultado final está próximo de um objeto hexagonal feito de algum material capaz de absorver e refletir bem a luz, como o acrilito ou chapas espelhadas, acompanhado de uma série de 6 circuitos de luzes de LED coloridas acionadas por sensores diferentes, de modo que uma pessoa só conseguirá acender todas as luzes se tiver a companhia de outras.
Lateral do objeto, onde serão instalados os LEDs

Maquete feita no SketcUp do design frontal do objeto.
Em cada lado serão instalados os LEDs de cores variadas.



Obs: O objeto ainda está em fase de criação, o que significa que mudanças em seu design e no seu circuito podem sofrer modificações.

O CIRCUITO


Aqui um primeiro protótipo do circuito, cujo sensor usado foi o reed switch.


 Optei por fazer 6 circuitos em série de luzes LED, em qual cada um receberá um sensor e, consequentemente, um estimulo diferente e uma série de cor, variando entre LEDs vermelhos, azuis, rosas, amarelos, laranjas e verdes.

O circuito já em ação, com apenas 4 LEDs vermelhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário