domingo, 5 de julho de 2015

A intervenção - parte1

Após a nossa primeira visita à Glaura, onde escolhemos o local onde íamos atuar e a partir disso colhermos as medidas em uma planta baixa (http://anabeatrizrmoreira.blogspot.com.br/2015/04/plantas-da-casa-de-glaura.html ), o processo de fabricação da intervenção começou. Primeiramente construímos um modelo digital da casa no Sketch Up ( http://anabeatrizrmoreira.blogspot.com.br/2015/04/a-casa-de-glaura-visualizacao-pelo.html ) e logo depois uma maquete (com escada de 1:10)para termos uma melhor visualização volumétrica de como ficaria a intervenção.
Junto com as maquetes foi pedido para que apresentássemos as três primeiras ideias de intervenção. Nessas três ideias, decidimos que os fragmentos com os quais tinhamos lidados no local (a escada, o nicho e totem) deveriam virar uma parte única. Assim as ideias elaboradas pelo grupo foram: colocar botões cujos outputs seriam tanto na escada, quanto no nicho e no totem. Além disso, pensamos em colocar um espelhos e desenhos no nicho, de forma a criar uma ilusão de ótica que causasse a impressão de que o nicho era maior (conforme nossa performance). Junto a isso, queríamos colocar um microfone dentro do nicho cujos audios saissem no totem, onde além das caixas de som, haviam luzes acionadas pelo toque ou pela aproximação das pessoas.
O totem se mostrou um elemento fundamental na nossa intervenção pelo seu valor histórico. A real história do totem ainda não foi descoberta, mas as especulações giram em torno da era escravista e de extração do ouro.

O nicho muito agradou o grupo pelo seu potencial de possíveis e diversas apropriações.

A escada foi outro elemento primordial para nossa intervenção, uma vez que se mostra como um espaço polivalente que há muito não estava sendo usado pela população.

A casa, a escada, o nicho e o totem

Após a rodada de crítica, o grupo achou necessário criar uma nova rede de implicações que fomentou na organização do que o grupo gostaria de causar com a intervenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário