segunda-feira, 6 de julho de 2015

Inhotim - 16/04

No dia 16/04 , quinta-feira, a turma visitou o museu de arte contemporânea da pequena cidade Brumadinho, o Inhotim. À cada grupo foi incumbido a analise de uma das obras do museu. Nosso grupo inicialmente havia escolhido duas instalações: a Cosmococa e a Doris Salcedo. Infelizmente, ambas galerias não puderam ser analisadas, a primeira porque muitos grupos já a haviam escolhida e a segunda estava em reforma. Assim, o grupo foi em busca de uma nova instalação.
Depois de muito andarmos, chegamos a obra "De Lama Lâmina", do artista Mathew Barney. A obra, encontrada no meio de uma trilha, traz consigo uma discussão sobre quais os efeitos do encontro uma tecnologia invasiva e da força da natureza.
Croqui inacabado do exterior da obra 

Croqui inacabado do interior da obra

domingo, 5 de julho de 2015

Arte cinética e desing de interação

Os professores nos pediram para que o grupo selecionasse duas obras sobre arte cinética, uma a partir da lista que eles apresentaram (http://aia20151.blogspot.com.br/2015/04/aula-1304-seminario-de-design-de_6.html) e outra a partir da pesquisa individual dos integrantes, que no entanto, chamasse a atenção de todos.

Escolhemos primeiramente a obra de Rafael Lozano, Voice Array. A obra possibilita o visitante a falar o que quiser através de um microfone que traduz sua voz em forma de luz por toda a parede. Quanto mais pessoas falam, mais as luzes se criam e se misturam. Aqui o vídeo da instalação disponível no Youtube.

A segunda instalação que elegemos foi The Swings, de DailyTousLesJour, que se trata de uma obra que envolve som e luz(quando noite), a partir do uso de um balanço. Mais uma vez, quanto mais pessoas interagindo com a obra e umas com as outras, mais interessante e diverso será o resultado da instalação. O vídeo do resultado está disponível também no Youtube.

Interatividade e Virtualidade

Os professores nos propuseram a leitura de 4 textos (http://aia20151.blogspot.com.br/2015/04/aula-1304-seminario-de-design-de_6.html) sobre desing de interação, arte digital, interatividade e virtualidade. Após a leitura desses textos e o debate em grupo, formulamos a seguinte pergunta:

"Qual é o limite e a integração entre o projeto arquitetônico e o artístico?"

O debate sobre quão perto estão mundo arquitetônico e artístico perpetua, pois mesmo após tanta discussão, o grupo ainda não achou uma resposta para tal questionamento 

Caderno técnico

A produção do caderno técnico foi um tanto quanto complicada. Inicialmente, quis fazer um folheto, algo simples e objetivo. Porém a simplicidade do conteúdo fez com que eu fosse obrigada a abordar uma outra tática. Assim, para fugir do comum, resolvi fazer um "álbum de envelopes" ( tutorial de como fazer um álbum de envelopes:https://www.youtube.com/watch?v=utBaRH5-IUs )

Os resultados do conteúdo interno desse álbum está disponível em pdf no meu dropbox: Caderno técnico - pdf

Foto síntese da intervenção 

Vídeo da intervenção

Vídeo da intervenção - Focos

A intervenção - parte4

A execução

Após definirmos que nosso objetivo era remeter a história de Glaura e causar imersão dentro do nicho nos visitantes, era hora de fabricar e recolher os materiais.
Os depoimentos dos moradores foram recolhidos nos dois finais de semanas anteriores a intervenção por alguns integrantes do grupo que fizeram duas viagens extras à cidade. Já os sons ambientes, alguns foram gravados também em glaura e outros, na maioria, foram retirados da internet.
Os VIs foram fabricados em Belo Horizonte e levados prontos para Glaura no dia da intervenção. A iluminação ficou por conta de bolas de acrílico ao longo da escada, um holofote no totem e um teto de balões de led dentro do nicho.

O resultado

A intervenção ocorreu no dia 30/05 (sábado) e para a surpresa de todos, atraiu grande número de moradores. O objetivo de levar as pessoas à exploração do espaço e aprofundamento à história da cidade foi atingido com sucesso. Talvez, o nosso único problema tenha sido a imersão no nicho, que nos foi relatado que não ocorreu com tanto louvor quanto os outros elementos da intervenção.
A seguir, algumas imagens da intervenção funcionando 






Objeto Interativo: vídeo

 Na reta final da produção do objeto interativo os reajustes estão por toda parte, de modo que podemos observar grandes mudanças desde o início do processo até agora.
 Na primeira versão do objeto a proposta era um hexágono vazado com LEDs ao redor de suas arestas. Após analisar bem, decidi mudar a forma, de modo a construir um hexágono fechado.
Abaixo o vídeo do resultado:

https://www.youtube.com/upload

A intervenção - os VIs

Os monóculos evoluíram para os VIs, de modo que foi incumbido à cada integrante do grupo a criação de um objeto que comportasse uma imagem e fosse capaz de interagir com aquele que se aproximasse.
Minha ideia foi construir uma esfera que acoplasse um monóculo caseiro fabricado pelo grupo, maior que os convencionais , de modo que ao tocarem na esfera, os leds espalhados pela superfície da esfera, acendessem.





Após avaliarmos todos os VIs, optamos por dois modelos: um cujas luzes fossem acionadas a partir do toque e que possuísse dois monóculos acoplados, de modo a permitir que duas pessoas utilizassem o mesmo VI para ver as fotos; e um outro cujas luzes fossem acionadas a partir de uma manivela. A segunda opção, no entanto, foi excluída e o resultado final dos VIs pode ser visualizado a seguir. 



















Croquis do Museu de Arte da Pampulha

A visita ao museu ocorreu no dia 19/03, quinta-feira.
Abaixo segue as fotos dos croquis pedidos em um exercício dado pelos professores realizados no local.



A intervenção - parte3

Após excluirmos a ideia de uma experimentação tátil, o grupo decidiu por focar na intervenção "visual" e "auditiva".
Decidimos então, utilizar os monóculos com fotos da cidade ao longo de toda a escada. Também na escada utilizaríamos pisca-pisca, de modo que os usuários pudessem direcionar o monóculo para a luz para uma melhor visualização. Além disso, os áudios ficariam divididos entre os sons ambientes e os depoimentos dos moradores.
Depois de muito conversar com os professores, o grupo então decidiu substituir os monóculos por visualizadores de imagem interativos, os VIs.

A intervenção - parte2

Após a primeira rodada de críticas, o grupo viu ser necessário aprofundar mais na questão do que queríamos causar. Assim, depois de muito discutir, decidimos que queríamos fazer com que as pessoas se adentrassem nas histórias de Glaura e ao mesmo tempo explorassem e se apropriassem daquele espaço. Assim bolamos três novas ideais.
A primeira ideia, seria montar uma intervenção mais visual, a partir de fragmentos de fotos espalhados ao longo da escada e junto dependuraríamos monóculos por toda extensão da escada e dentro do nicho, em uma maior quantidade.
A segunda ideia foi a de montar uma intervenção voltada para a experimentação auditiva. Assim, espalharíamos caixas de som ao longo da escada e do totem com depoimentos dos próprios moradores sobre a cidade e suas vivências pessoais na região, Já no nicho, colocaríamos caixas de sons reproduzindo sons ambientes, de modo a tornar o espaço em um local de imersão.
A terceira ideia fugia um pouco dessa ideia de vivência da história da cidade, mas se tratava de uma intervenção de experimentação tátil, a qual colocaríamos o chamado "sand foam", que se trata de uma espécie de tapete feito de areia e espuma de barbear para causar uma textura mais importante que atraísse o manuseio das pessoas ao longo da escada. Além disso, o nicho possuiria as paredes recobertas por um tecido que encobrisse bolinhas de livre manuseio. A ideia, diferentemente das outras, permitiam com que as pessoas "remontassem" o espaço conforme seus desejos.
Depois de mais uma rodada de crítica, a terceira ideia foi descartada e tanto a primeira quanto a segunda foram trabalhadas e amadurecidas de forma a fortalecer o trabalho com a história e a vivência das pessoas.

A intervenção - parte1

Após a nossa primeira visita à Glaura, onde escolhemos o local onde íamos atuar e a partir disso colhermos as medidas em uma planta baixa (http://anabeatrizrmoreira.blogspot.com.br/2015/04/plantas-da-casa-de-glaura.html ), o processo de fabricação da intervenção começou. Primeiramente construímos um modelo digital da casa no Sketch Up ( http://anabeatrizrmoreira.blogspot.com.br/2015/04/a-casa-de-glaura-visualizacao-pelo.html ) e logo depois uma maquete (com escada de 1:10)para termos uma melhor visualização volumétrica de como ficaria a intervenção.
Junto com as maquetes foi pedido para que apresentássemos as três primeiras ideias de intervenção. Nessas três ideias, decidimos que os fragmentos com os quais tinhamos lidados no local (a escada, o nicho e totem) deveriam virar uma parte única. Assim as ideias elaboradas pelo grupo foram: colocar botões cujos outputs seriam tanto na escada, quanto no nicho e no totem. Além disso, pensamos em colocar um espelhos e desenhos no nicho, de forma a criar uma ilusão de ótica que causasse a impressão de que o nicho era maior (conforme nossa performance). Junto a isso, queríamos colocar um microfone dentro do nicho cujos audios saissem no totem, onde além das caixas de som, haviam luzes acionadas pelo toque ou pela aproximação das pessoas.
O totem se mostrou um elemento fundamental na nossa intervenção pelo seu valor histórico. A real história do totem ainda não foi descoberta, mas as especulações giram em torno da era escravista e de extração do ouro.

O nicho muito agradou o grupo pelo seu potencial de possíveis e diversas apropriações.

A escada foi outro elemento primordial para nossa intervenção, uma vez que se mostra como um espaço polivalente que há muito não estava sendo usado pela população.

A casa, a escada, o nicho e o totem

Após a rodada de crítica, o grupo achou necessário criar uma nova rede de implicações que fomentou na organização do que o grupo gostaria de causar com a intervenção.

Sketch Up sensitivo em grupo

O sketch up sensitivo do grupo surgiu a partir da rede de implicações sobre o local da intervenção feita pelo grupo.

Nossa rede de implicações em grupo foi duramente crítica pela divergências entre as sensações e ações. Entretanto, cabe ressaltar que em nosso local de intervenção haviam três áreaas de atuação com distintas características: o nicho, a escada e o totem. 


Abaixo, o link do video do Sketch Up sensitivo

 https://www.youtube.com/watch?v=IyANsu613DE

sábado, 4 de julho de 2015

Performance em Glaura

Segue abaixo o link do vídeo da performance que ocorreu na primeira viagem para Glaura. O vídeo foi postado por Natália Barros, em seu canal do Youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=oOMZ3ZEwrIM&app=desktop

Croquis do local escolhido para a intervenção

Casa e muro da frente 

Casa: vista lateral 

Croquis do Workshop em Glaura - Cadeiras

Croqui -  2,5 minutos 

Croqui com contexto
Croqui compartilhado